Analise 1.730
Candidato do Reino Unido a uma vaga no Oscar 2025 de Melhor Filme Internacional, que conseguiu chegar no É Top 15, é um filme pesado ao focar sobre a brutalidade e intolerância policial na Índia vista pelos olhos da protagonista, Santosh, que, ao entrar para a polícia depara-se com uma metodologia de investigações policiais bastante tendenciosas e duvidosas, escancarando uma potente crítica ao corrupto sistema policial da Índia.
Exibido na Mostra Um Certain Regard do Festival de Cannes 2024, o trabalho da diretora britânica indiana Sandhya Suri, aborda um tema importante que é o da hierarquia das castas e a misoginia que regem a sociedade indiana criando inúmeras injustiças, conflitos e distúrbios étnicos.
A diretora movimenta sua câmera com parcimônia e sem pressa forçando-nos a acompanhar os meandros de um brutal assassinato e nos fazendo conhecer os diversos “espaços” da Índia – as regiões, vilas e comunidades segregadas - enquanto trabalha a personalidade forte da protagonista que, por fim, consegue encontrar um jovem suspeito que acaba sendo responsabilizado pelo crime sem que saiba que tudo não passou de um plano para encobrir alguém de uma casta mais elevada.
Com olhar abrangente sobre as mazelas da índia, incluindo os comuns fenícios, a fotografia em tons terrosos e com muitas sombras, acompanha ótimos planos abertos e situacionais, Santosh é quase um documentário que se aproveita de uma estória fictícia para expor com coragem um sistema opressor onde os mais fracos e vulneráveis vivem a mercê das castas ditas superiores.
Embora muito bem executado, não acredito que avance muito mais a ponto de chegar num Top Five, mas vale ser apreciado.
Comments