Exibido no Festival de Sundance, o novo documentário produzido pela Netflix, busca através de vários graduados ex funcionários de grandes empresas de tecnologia como o Google, o Facebook, o Twitter e etc, alertar-nos sobre os grandes perigos existentes na internet inteira e, principalmente, dentro das famosas e conhecidas Redes Sociais.
Não, não é como o magnífico “Citizenfour” ou “Cidadão Quatro (vencedor do Oscar 2016 e comentado aqui em 01/03/2015), sobre Edward Snowden e suas incríveis denúncias sobre o quanto estamos vulneráveis na internet.
A proposta é diferente e mais voltada as redes sociais revelando de maneira bem didática o quanto somos manipulados sem nos darmos conta e o quanto essas redes roubam nossos dados em benefício próprio.
Usando artifícios narrativos que vão além dos estarrecedores depoimentos( mas não exatamente novos), a produção insere dramatizações, animações e montagens para nos mostrar uma realidade preocupante, inserindo gráficos atuais sobre o aumento de depressões e suicídios no usuário adolescente, explicando como, através de inteligências artificiais são constantemente retroalimentados para permanecerem online o maior tempo possível fazendo com que possamos entender o mais que visível vício ou dependência em estar sempre olhando para a tela de um celular como verdadeiros autômatos.
Baseando-se nos argumentos do bestseller “10 Argumentos para Você Deletar suas Redes Sociais Agora”, #ODilemadasRedes, amplia seu já preocupante arco para campos como os algoritmos são desenhados para influenciar atitudes e pensamentos que vão desde a inconsciente compra de produtos a dependência química gerada pela dopamina causada pelos “likes” e comentários, bem como a questão das “fake News” atacando o sistema democrático em todo planeta.
Portanto, ainda que não exista verdades absolutas, eis um documentário que vale muito ser visto, pois “basta despertar apenas uma consciência para fazer a diferença”.
Pela importância dos temas abordados a cotação fica em:
Ps1: “Se você não está pagando por um produto, então você é o produto”
Ps2: Disponível na plataforma,
TRAILER
Comments