Sendo esse o trabalho que gerou uma nova indicação de Melhor Ator para Willem Dafoe no #Oscar2019, a nova bio-releitura sobre os últimos dias de vida de Vincent van Gogh, seria cansativa não fosse por seu elenco.
Com ritmo lento e algumas repetições do roteiro, o cineasta e pintor Julian Schnabel (O Escafandro e a Borboleta), utiliza-se de uma história bastante conhecida e até levada às telas (“Sede de Viver”, 'Loving Vincent', etc...), para emprestar sua visão pessoal sobre a conturbada mente de seu protagonista utilizando-se de alguns recursos cênicos que inovam a estética, mas comprometem não só o entendimento como o interesse do espectador.
Mesmo que fique claro, logo no início, que a direção opta por fazer o público ver o mundo através dos olhos desfocados do pintor sentindo suas crises de ansiedade, sua depressão e sua incapacidade de comunicação, o literal abuso dos close-ups em todo elenco e o excesso da câmera de mão acaba deixando o espectador mareado e, portanto, desinteressado de acompanhar o processo emocional/ mental da personagem.
A proposta de compor a narrativa com um nítido tom contemplativo - algumas vezes longos demais - ainda que nos surpreenda com vibrantes cores em contraste com os bruscos preto e branco, sugere uma viagem pelo sensorial o que, a maioria do público, pode não embarcar também por conta dos saltos temporais da história e dos diálogos que se pretendem profundos e o são, mas raramente se traduzem em emoções impactantes.
Dafoe mesmo que aos 63 anos de idade encarne uma personagem de 37 anos, da conta de traduzir muito bem todas as incontáveis aflições e instabilidades emocionais de van Gogh num desempenho elogiável sim e também memorável.
Assim, em curtas linhas, #NoPortaldaEternidade com sua linguagem fílmica a beira do abstrato, com trilha sonora repetitiva nas teclas do piano, agradará algumas mentes mais visionárias e amantes dos belos enquadramentos, mas #AtEternity’sGate, como o biografado, dificilmente se comunicará facilmente com as pessoas embora tenha grande valor.
Distribuído pela #DiamondFilms chega aos cinemas brasileiros em 7/02/19.
TRAILER
GALERIA