top of page
logo.png
Foto do escritorCardoso Júnior

Todos Já Sabem – Espanha-2018

Atualizado: 18 de ago. de 2020

O thriller de mistério que abriu o Festival de Cannes/2018 com muito sucesso, é nada mais, nada menos, que a última produção do consagradissimo diretor iraniano, Asghar Farhadi que, não só é detentor de dois Oscars como deslumbrou o mundo com seu cinema de alta qualidade em obras como: A Separação (2011), O Passado (2013) e O Apartamento (2016).

Como se já não bastasse tamanha chancela, #TodosloSaben ainda reúne elenco de pesos pesados na dramaturgia mundial (Penélope Cruz, Javier Bardem, Ricardo Darín ) em sua linha de frente, e elenco de apoio tão relevante quanto para retratar o cerne, meandros e segredos de uma família provinciana e disfuncional quando exposta a uma possível e eminente tragédia.

Escrito e dirigido por Farhadi, este que é seu primeiro trabalho rodado distante de sua terra natal, não é (como os outros não foram), uma dramaturgia feita para amantes do cinema de entretenimento hollywoodiano, em sua maioria, repleto de ações eletrizantes com conteúdo raso, pois Farhadi tece sua trama com muita calma, desenvolvendo e se aprofundando no âmago de todas as personagens, compondo uma urdidura inteligente onde, suspeitas e desconfianças e acusações atam e minam todos os envolvidos, à medida que novas revelações fomentam o drama e instigam os dilemas gerando altíssimo pico de tensão do começo ao fim.

Genialmente, Farhadi brinca com o espectador menos atento entregando pistas muito óbvias, mas muito rápidas em seus enquadramentos que, talvez, só sejam percebidas numa segunda olhada em sua estória, quando a inquietude do roteiro não distraia mais os olhos e o intrincado jogo de percepções muito íntimas nos permita vê-las.

Com uma sutil crítica ao sistema de classes, #EverybodyKnows ainda nos brinda com o espetacular conceito visual do mestre, seus ângulos e enquadramentos muito peculiares, fotografia digna de registro, trilha competente e direção de atores muito pontual e segura que nunca permite resvalar para a dramédia configurando-se não no melhor trabalho do diretor, mas num portentoso cinema de gênero no qual nem eu, nem você, nem as personagens sabem onde a verdade se encontra até que nos seja revelada e possamos exclamar: - Mas é claro, estava óbvio, todos já sabem...

Ps : Estreia prevista para o Brasil em Fevereiro/2019, lançado pela #ParisFilmes

TRAILER

GALERIA

bottom of page