O filme do Vietnã enviado para a apreciação no Oscar 2017, com roteiro baseado em best-seller, centrado na década de 1980, é um drama leve e lírico narrado através dos olhos de três crianças na paupérrima zona rural antes do boom econômico do país.
Com fotografia belíssima da região, mais que agradável trilha sonora e desempenhos infantis comoventes, acompanhamos o desenrolar da infância em um local tão...distante da nossa imaginação.
“#YellowFlowersontheGreenGrass” que casou furor no país de origem, é sensível, delicado e cativante ainda que o roteiro em si não traga nenhuma grande novidade, não há como não se enternecer com a amizade dos dois irmãos e acompanhá-los em sua jornada com algumas pitadas da magia que habita almas infantis.
“Tôi thay hoa vàng trên co xanh”, ainda inédito no Brasil, cumpre com estrema beleza o retrato de uma família vietnamita, de uma sociedade, fazendo um belíssimo resgate do lúdico que toda criança, afastada das tecnologias modernas, mantêm em suas essências como força motriz para a sobrevivência.
Se você já brincou e ou teve alguns ou muitos amigos imaginários, se já teve medo do escuro, se lembra da sua primeira paixão platônica de colégio, não há como não se emocionar com a força delicada desta experiência focada em um tempo onde crianças eram apenas crianças.
TRAILER