E, quando pensávamos que animações com animais já não poderiam apresentar mais nada interessante, o Walt Disney Animation Studios lança um trabalho absurdamente genuíno com um roteiro tão inteligente quanto fascinante.
Centrar a narrativa em uma cidade onde todos os animais, predadores e presas, convivem em perfeita harmonia, mesmo com suas diferenças, em uma evidente referência as nossas cidades atuais e caracterizá-los como personagens bem conhecidos do nosso cotidiano, é uma jogada que deixa o terreno do interessante para entrar no genial.
A construção de um Thriller de aventura policial empolgante, com inúmeras reviravoltas, lúdico, divertido, colorido que ainda transita por temas importantes como: descriminação racial, fortes preconceitos, empoderamento feminino e persistência nos sonhos individuais sem deixá-los meramente no discurso sutil ou teórico trazendo-os para a efetivação temática é de um enorme mérito.
Facilmente você identificará, em cada animal, personagens muito profundos e tão verossímeis que será muito fácil associá-los a vários tipos humanos e setorizá-los no contexto departamental como o caso das preguiças que retratam o andamento do funcionalismo público, de forma divertida que provocará inúmeras reflexões.
Alguma identificação com nossas cidades?
A criação desta cidade utópica com seres tão representativos no cenário humano de nossos dias, a questão da manipulação de nossas idéias por interesses tão escusos quanto políticos, faz de “Zooptopia” uma animação grandiloquente tanto para um público adulto quanto infantil que, certamente, será levado a uma imersão profunda na obra em paralelo com nossa sociedade atual.
Com desenvolvimento rápido e sagaz, trilha sonora espetacular, ainda brinca com cenas de “o poderoso chefão” se auto-promove em outra cena rápida onde DVDs de animações da Disney são pirateados nas ruas, e ainda te deixará quebrando a cabeça para descobrir qual político está manipulando a cidade e por que.
Aqui, ainda não vimos todas as animações de 2016, mas com toda a certeza, será muito difícil que outra retire “#Zootopia” do topo da lista de melhor animação antropomórfica e do ano.
Ah sim, ainda tem Shakira pra você se deliciar.
TRAILER